Allan Kardec, de janeiro de 1858 a março de 1869, portanto durante onze anos e quatro meses de trabalho intensivo, ofereceu-nos, ao vivo, toda a História do Espiritismo, no processo de seu desenvolvimento e sua propagação no século dezenove. Podemosacompanhar nestas páginas da Revue Spirite – Journal D’Études Psychologiques, passo a passo, o esforço ao mesmo tempo grandioso e minucioso do Codificador na construção metódica da Doutrina e na estruturação do movimento espírita. A História do Espiritismo se nos apresenta, assim, como uma forma de vivência que se auto fixou na escrita. Podemos senti-la e revivê-la no registro preciso das reuniões, das pesquisas, das comunicações espirituais e dos trabalhos vários da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, dos grupos familiares e dos Centros Espíritas, bem como das Sociedades estrangeiras a ela ligadas. Numerosas questões apenas afloradas nos livros da Codificação, que não podiam abranger tudo nem tudo esmiuçar, são amplamente tratadas na Revista, com todos os seus pormenores, e exaustivamente analisadas. A coleção da Revista Espírita é a mais prodigiosa fonte de instruções doutrinárias e informações sobre o Espiritismo.
Qual o motivo pelo qual, em meio a tantas qualidades, também carregamos tantos defeitos? qual a razão de agirmos sempre da mesma forma, fazendo as mesmas escolhas? porque falhamos tanto em fazer o certo, sem aprender com nossos erros? porque não conseguirmos vencer nossas fraquezas? quais as raízes desses comportamentos tão repetitivos em nossa vida? se você já se fez algumas destas perguntas, então este livro é para você. Não raro agimos de maneira intempestiva, deixando o orgulho, o egoísmo ou a vaidade falarem mais forte, para logo depois nos arrependermos e um tempo depois tornar a agir da mesma maneira. Resgatando a história de nossos antepassados, através de registros antropológicos, arqueológicos e espirituais, descobrimos que a causa e origem de todos os males residem em nós mesmos, numa existência que estamos construindo há eras sem fim. Leia este livro e finalmente descubra porque você é como é.
Do apreciado escritor espírita, Donizete Pinheiro, Respostas espíritas é um excelente livro, onde cada capítulo esmiuçará um tema analisado à luz da doutrina espírita. Muito esclarecedor constitui-se, desde agora, em leitura inspiradora, sendo próprio para solucionar os questionamentos que são dirigidos aos espíritas por aqueles que pretendem adentrar ao conhecimento espírita. Temas intrigantes como mortes coletivas, aborto, suicídio, céu e inferno, eutanásia, doação de órgãos e outras questões, num total de 60 capítulos serão amplamente comentados com a lógica que o estudo espírita proporciona. Além disso esse material, tão bem elaborado pelo autor, será muito bem aproveitado se utilizado em cursos dentro das casas espíritas, cuja maior finalidade é lançar luz sobre os problemas humanos.
Em mais uma obra, o consagrado autor espírita Léon Denis nos aproxima das questões que sempre desafiaram o conhecimento humano: nossa origem e as razões pelas quais existimos. Com uma linguagem atraente, o autor nos faz refletir sobre questões existenciais, apresentando-nos soluções sobre a vida e a morte. Segundo Denis: “O que importa saber, antes de tudo, é o que somos, de onde viemos, para onde vamos, quais são os nossos destinos. As ideias que fazemos do universo e suas leis, do papel que cada um de nós deve exercer sobre este vasto teatro, tudo isso é de uma importância capital”. Apesar de antigas, essas questões continuam nos desafiando, despertando interesse e ao mesmo tempo nos levando a uma viagem inevitável ao encontro de nossa verdadeira natureza.
Grandes nomes de nossa História, como Descartes, Newton e Freud, relegaram o espírito a segundo plano. Entretanto, atualmente o que não falta são indícios da existência do espírito. Assim, é necessária uma nova mentalidade médica para que possamos evoluir também na medicina, área tão importante para a humanidade. Afinal, por que adoecemos?, de autoria do Mestre em Medicina Ricardo Sallum, examina, a luz do espiritismo, algumas questões de conteúdo controverso dentro do contexto bioético da medicina, cujo avanço científico encontra respaldo na obra codificada por Allan Kardec. Recorrendo a fontes que datam do século 15 antes de Cristo, até chegar aos dias atuais com as conhecidas Experiências de Quase Morte (EQM), o autor remete os leitores à reflexão.
Em todos os tempos, ao longo da História, a humanidade enfrentou dias difíceis e tumultuados: guerras, epidemias, catástrofes naturais - como terremotos -, além dos grandes horrores concebidos e realizados pelos humanos, como a escravidão e o holocausto, por exemplo. Alguns acontecimentos se tornam tão importantes que marcam não apenas o momento em que eles se passam, mas também todas as gerações futuras. Isso porque a angústia que eles nos causam, às vezes, é o caminho que a vida encontra para que busquemos novos rumos - bem como a solução para os desafios existenciais. Caminhos para a vida, de Hammed, psicografado por Marcello Côrtes, se apresenta como fonte de inspiração para todos os momentos delicados de nossa existência. Sua leitura e reflexão vão abrindo-nos os horizontes e fazendo-nos enxergar como participantes ativos de nossa própria história. Desfrute destes textos (e as motivações neles contidas) para melhorar seu universo íntimo!
“A palavra mansa e confortadora de Chico Xavier, assistida e amparada pelo seu protetor Emmanuel, em torno de expressivas questões da vida. Registros que, repletos de lucidez e bondade, norteiam o pensamento espírita-cristão de ontem, como também o de hoje e do amanhã.”
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Fundamentando-se nos princípios da Doutrina Espírita, Léon Denis busca responder a questões que, como estas, desafiam a mente humana há séculos. Entre os temas analisados pelo autor, estão a evolução do pensamento, a vida no mundo espiritual, provas históricas da reencarnação, a lei dos destinos, as potências da alma e diversos outros tópicos que permanecem atuais. Unindo lógica e sentimento, o autor exalta a realidade da sobrevivência do Espírito após a morte física, a partir de valioso conjunto de ensinamentos e reflexões para a evolução do homem e da realidade que o cerca.